segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Terapia de fóruns

Cada vez me convenço mais que o que une as pessoas, mesmo no ambiente virtual, é essa necessidade intrínseca à natureza do homem de compartilhar suas emoções, suas preocupações, seus pensamentos.
Isso deixa claro que ao invés de separar mais as pessoas, a rede é um catalizador de psicólogos e pacientes online em busca de respostas. Quando você tem algum problema com algum eletrodoméstico ou até mesmo um software que não consegue instalar, qual é a primeira coisa que você faz. Nem pensa em ligar pro amigo especialista no assunto. É muito mais fácil entrar na internet, procurar um fórum de pessoas que tenham tido o mesmo problema que você e checar quais são as soluções adequadas para o seu problema.
Esqueça de ler os infinitos manuais sobre como operar máquinas ou como lidar com seus filhos. Você tem tudo "mastigadinho" na internet. E não é uma solução única ou imutável, cada vez que você entra em um fórum tem uma informação nova. Além disso, tenho certeza que se você encontrar uma outra saída para esse problema vai querer sair correndo contar para os demais.
Meus pais sempre reclamavam que eu antes de pesquisar alguma coisa sempre perguntava para os demais. Na época a resposta mais frequente de meu pai era: "Vai procurar no dicionário". Eu não gosto de perguntar questionamentos a seres que não promovem nenhum tipo de interação. Sou filha de uma era em que, mais que nunca, a dialética de Sócrates, em conjunto com a de Marx, está presente em minha vida. Há alguns anos, deram, a isso, o nome de colaboração. Acredito na colaboração. E acredito que não seja apenas eu a louca que quando descobre uma coisa precisa contar para os demais. Ou quando tem alguma dúvida corre para perguntar para alguém. Tem alguma dúvida, faça uma breve contagem de fóruns na internet. Ah, mas não se prenda apenas áqueles que dão soluções inteligentes (ou espertas) para os problemas da casa - como operar eletrodomésticos, o que fazer caso algum produto venha estragado, como lidar com os filhos. As respostas, assim como as perguntas, vão bem além disso. Já falei do site Dear God (leia o post anterior), mas hoje tive uma surpresa ao ver no Bom Dia Brasil (da rede Globo) uma iniciativa parecida. Durante essa semana, o jornal veiculará matérias com o tema esperança. Para ampliar a participação da pessoas, disponibilizaram no ste um espaço para que as pessoas digam o que acham sobre esperança. Vamos ver se a iniciativa funciona.

Um comentário:

  1. Movimento!

    Exatamente...
    O que nos une é este instinto de emoções, com certeza!
    O que seríamos sem as emoções!?
    Eu tbém sou desta geração que tu cita...e tbém vivia questionando tudo e querendo saber respostas,fazia muitas perguntas também, que muitas vezes não eram respondidas...
    Qdo perguntava ao meu pai, ele dizia 'vai falar com tua mãe, agora estou ocupado' e qdo falava com meu pai era a mesma coisa...aí, já cansados das minhas perguntas e questionamentos a resposta que mais ouvia com certeza era essa: "Vai procurar no dicionário".
    E aí tu vai procurar, algumas coisas e outras vezes não encontra, então busca outras ferramentas!Livros, pessoas que tu acredita que estão capazes de te responder algo qu te faça pensar, os fóruns..wikipedia!
    Nossa! è mta informação...e isto é mto bom!
    Mas isto apesar de fazer parte de todos, o instinto de saber acredito que ao mesmo tempo, encontramos 2 tipos de pessoas!
    As pessoas que tem esperança e esperam, sem agir(que no fundo é medo de alguma coisa ou fato, por isso não se movem tanto) são mais acomodadas com uma realidade que muitas vezes não concordam mas, ao mesmo tempo não fazem nada para alterá-la e dizem que sentem esperança, e muita esperança.. e é tanta esperança que ficam esperando que algo aconteça!
    e , por outro lado, tem as pessoas que agem, que desejam, que vão em frente com o ojetivo em mente e realizam!que buscam e passam adiante as informações!
    A palavra esperança, nem chega perto desta cabeça, nestas cabeças no fundo de tudo isto existe a certeza e não a esperança...existe um desejo, aliado com a vontade e principalmente o movimento...move..move!

    ResponderExcluir